segunda-feira, 24 de maio de 2010

Rodada de 22 de maio de 2010







Contos da 1001 Tardes de Botão!



Era uma vez, num bar muito, muito, distante, havia um pobre jogador de botão que sonhava um dia ser campeão. O nome desse rapaz era Djan Peruca, mais conhecido pelas meninas como o Gato Sapateiro, que vivia maltratado pelos seus malvados meio-irmãos, Régis Bolacha e Magá Tricollor! O coitado Djan Peruca jogava, jogava, perdia, perdia, era phona dia sim, dia também! O miserável já não aguentava mais ficar inventando desculpas para não participar dos campeonatos. Era uma viagem aqui, um encontro com uma cutruvia ali ... Já estava ficando chato e dando na vista dos demais jogadores.

Um belo dia Djan Peruca estava em mais uma obrigação escrava imposta pelos seus malévolos meio-irmãos quando deu uma topada num botão minúsculo, em desbotadas cores preto-branco-vermelho! Não, não era o Richarlysson, símbolo máximo da masculinidade são-paulina ... Sem querer, Djan topara com o botão mágico Kit Rolla, o qual diante do impacto, liberou o gênio operário do botão, Ali Edson Ben Guevara, que disse:

- “Companheiros, livre, finalmente livre! Depois de 1000 anos aprisionado pela elite capitalista dentro desse botão, sofrendo as humilhações semanais de ser phona e semi-phona, enfim posso desfrutar de minha revolucionária liberdade!”

Espantado com a aparição do gênio, Djan Peruca indagou?

- “Peraí, você não é o gênio do botão?”

- “Sim!”, respondeu Ben Guevara.

- “Então você me deve 3 desejos, já que fui eu que te libertei da opressão imperialista!”

O gênio Ali Edson Ben Guevara estrebuchou, reclamou, ameaçou, mas não podia ir de encontro ao código dos gênios aprisionados em lâmpadas e botões.

- “Tudo bem”, disse o gênio, “mas como a inflação está corroendo até a moeda dos Estados Unidos, então terás direito a apenas UM desejo! Anda, avexa, macho, faz logo o teu pedido que eu tenho uma plenária da cúpula do PCB ainda hoje!”

Djan Peruca pensou um pouco ... Era tanta coisa para pedir: eterna vingança contra os meio-irmãos Régis Bolacha e Magá Tricolor; um salão de beleza para sua namorada; um tênis novo, vez que o antigo havia sido escondido pelos meio-irmãos; um garçom que atendesse imediatamente os pedidos no Maria Bonita; um título do Flamengo que não fosse roubado e ganho efetivamente dentro de campo ...

Mas uma coisa lhe daria maior alegria: ser campeão de botão no Maria Bonita!

E esse foi o pedido:

- “Gênio, eu quero se campeão de botão do Maria Bonita no próximo sábado!”

O gênio tossiu, engasgou-se, verteu lágrimas dos olhos, mas desejo é desejo, e não haviam requerido nada tão difícil assim desde quando o Malla pediu para deixar de ser chato e o Joaquim pediu para enxergar direito!

O que fazer?

Implodir o Maria Bonita? Não, iam mudar o campeonato para outro lugar e Djan Peruca seria phona do mesmo jeito ...

Quebrar os braços de todos os competidores? Também não, pois assim não teria campeonato e o título de campeão solitário não seria aceito, apesar de certo título tapetão ainda estar sendo questionado na confraria ...

Subtrair uma qualidade (chute, toque de bola, agilidade, ...) de cada competidor e inserí-las no Djan Peruca? Também não ia funcionar, afinal, um time que tem o Leonardo di Caprio de centro-avante não pode ir a lugar nenhum ...

E o gênio teve uma idéia brilhante: a trave do adversário iria triplicar de tamanho em cada chute do Djan Peruca! Perfeito! Na hora do chute, a trave aumenta e ... é goool!

E assim o gênio procedeu, certo de que sua idéia era infalível, indo tentar, pela milionésima vez, dar um jeito no som do palco de seu bar às margens do rio Leite Albuquerque ...

No dia do campeonato, Djan Peruca chegou cagando a maior goma dos últimos 1000 anos, frescando com o Hemídio, o Eduardo, o Dadal, o Radesh, o Joaquinho, já apontando, inclusive, o dono do bar como o provável phona, real ou moral, daquela competição!

E começa o torneio!

Primeiro jogo: Eduardo 7 x 6 Djan Peruca, com 2 gols do arqueiro Élcio Pitombeira!

Segundo jogo: Radesh 9 x 8 Djan Peruca, com 7 gols de unha do Radesh!

Terceiro jogo: Joaquim 5 x 4 Djan Peruca, com o Piu-Piu marcando todos os gols do Looney Tunes!

Quarto jogo: Dadal 6 x 5 Djan Peruca, onde Dadal virou o jogo nos últimos 5 minutos, pondo em campo a equipe do Vasco da Gama em substituição ao Espalha-brasa que perdia até aquele momento por 4 x 0 ...

E Djan Peruca foi eliminado na fase classificatória em último lugar de sua chave! E na disputa phonal ainda perdeu para Gustavim Hqayrtsazirgdtafst por 1 x 0, resultado obtido após a maior “cachôpa” do século XXI ...

As lágrimas não puderam ser contidas. Djan Peruca confiara tanto no gênio operário Ali Edson Ben Guevara e, no fim, seu único pedido não fora atendido. Melhor seria se tivesse pedido para o Flamengo não perder para o Ceará, na Série A ... A gozação geral perdurou até bem depois das cervejas phonais, sob as cruéis pilhérias de “mamãe”, "phona eterno" e outros epítetos menos elogiosos ...

O botão Kit Rolla foi esmigalhado por Djan Peruca ainda naquela madrugada!



Moral da História: Se não dá para confiar num operário Presidente da República, o que se dirá de um gênio operário do botão, fantasiado de burguês dono de bar e ainda por cima BI-phona moral da competição!

27 comentários:

  1. A "photo" do Tadeu tá simplesmente PHANTARDIGA!


    Cara, que Sábado memorável. Partidas difíceis (perdí algumas.), a turma toda ainda phrescando com Eduardo VI, O Temível, muita gente jogando e o Dadal cada dia mais performático, com direito a duas pegadas de ar, troca de times (não adiantou, e que venha o Fluminense!), o meu artilheiro, Nick Mason, o bateriiiista da camisa nº9, passou a campanha toda sem fazer um golzinho, mas no final, na prorrogação, no último minuto, ele chuta e encobre o Muy Valoroso goleiro Fabiano. Foi o gol do 1º título do Pink Floyd Dark Side.
    Abraços calorosos pricipalmente ao Operário e ao Mahatma, que tanto me aperrearam na semana passada!

    ResponderExcluir
  2. É, parabéns ao Mallinha pelo título, mas vamos ao que interessa: o operário Edson Guevara é mais uma vez o PHONA MORAL de um campeonato! Eu vou até pedir para o Joaquim que não leve mais o personal phona Tadeu, pois toda vez que tal atleta vem participar de um campeonato, o proletariado se estrepa do primeiro ao décimo! De resto, ressaltar a goleada que os Azeitonas infligiram ao nosso Dadal, o pífio (8º lugar), um 4 x 0 vexatório e que alijou o Espalha-brasa de qualquer pretensão ao título da competição! E por fim, a verdade tem que ser dita: a continuidade do time do Frutaleza na competição foi obtida num claro e descarado roubo enquanto disputava sua partida contra o inocente Radesh! Num lance vergonhoso ainda no início da partida, o zagueiro André Furaddo, do Frutaleza, fez um penalty clamoroso no atacante do Chelsea, o qual foi marcado, mas as forças malignas do tapetão conseguiram reverter a legítima arbitragem. Diante do garfo cravado em suas costas, Radesh ficou psicologicamente debilitado e restou sovado pelo Frutaleza. Deprimente ... Felizmente, a justiça divina foi feita e o Tricoflor perdeu a final contra a equipe Floydiana! Mas voltando ao operário: BI-PHONA MORAL? Está instituído o PHONA TAPETATION! Parabéns, operário! Mais um título na "gloriosa" carreira do Ferruim!

    ResponderExcluir
  3. O que é, o que é:

    Eu sou o dono de um bar
    Mas quem manda nele é minha mulher
    Mas adoro pagar as cervejas
    A quem semi-phona me fizer

    Não me lembro se fui campeão
    Jamais serei um Hemídio, sequer serei um Dadal
    Mas não vou aceitar que o tapetão
    Me conceda dois títulos de phona moral!

    ResponderExcluir
  4. Operário, está tranquuuiiiiillllo,25 de maio de 2010 às 06:13

    Me senti feliz com o título do Malla. Afinal ver um querido cliente ser campeão é sempre gratificante.
    Mais uma vez a equipe coral foi vencida pelo cansaço, afinal depois da quádrupla jornada de trabalho, ainda ter que enfrentar as "feras" do botão não é tarefa fácil. Não me sinto frustado, pois fiz 6 jogos, perdi 4 partidas pelo magro escore de 2 a 1 e ganhei 2 duas.
    Uma delas um verdadeiro duelo de titans, com chances de lado a lado, um jogo tenso, com lances de pura tecnica e emoção mas que ao final premiou a equipe guerreira do ferrão(tá na moda esse negócio de guerreiro, né ? ) com um placar inconteste: Edson 2 X Tadeu 0.
    Já a outra vitória foi tranquuuuiiiiiila :
    Edson 3 X Eduardo 2, resultado já esperado pois
    o professor é meu cliente, embora arredio, mas continua meu cliente

    ResponderExcluir
  5. JOAQUIM, O OBSERVADOR25 de maio de 2010 às 09:06

    Edson 3 x EDUARDO 2, 3X2=6(três vezes dois é igual a seis). eu acho que basta de falar no número SEIS.
    SEMANA NOVA. ASSUNTOS NOVOS.

    ResponderExcluir
  6. Tá tudo muito lindo, mas terei que descondar de me ÍDALO, Eduardo de Castro, a presença do Tadeu é fundamental. Primeiro por que são três pontinhos no bolso, segundo que o bicho é gente boa, dei o maior valor ao Tadeu!!!!

    No mais um caloroso ai dentro a todos e boa semana!!!!

    ResponderExcluir
  7. Por mais quantas semanas devemos apurrinhar o Eduardo?
    a- apenas essa semana e já é suficiente.
    b- mais duas semanas.
    c- mais quatro semanas. (Pra fechar 6 semanas)
    D- seis meses.

    postem as suas respostas!

    ResponderExcluir
  8. Talento é isto aí! não tem como negar. Passou a crônica toda frescando com a minha cara e a do Djan,e mesmo assim eu não parei um minuto de rir. Embora discorde em parte do conteúdo e do moral da história, o texto está ótimo. Acho de numa avaliação de 0 a 5, eu daria um " 6 "ao professor.

    ResponderExcluir
  9. Magá, atual vice campeão e subindo vertiginosamente na tábua de classificação, em resposta ao magnificente D. Eduardo VI25 de maio de 2010 às 20:55

    Primeiramente parabéns aos responsáveis pela fidelíssima caracterização do phonnal amigo Tadeu e pela ótima crônica que tão bem retratou o desespero e o refugo do companheiro e amante do Campari Peruca nas tardes botonísticas.
    Segundamente queria esclarecer, para os que não encontravam-se emparelhados à mesa de número 2 na etapa de classificação, e ao mesmo tempo lançar um questionamento se um jogo que termina em espantosos 4 a 1 e que teve um lance duvidoso arbitrado e assinalado pró perdedor pelo companheiro Aderal...ops, Joaquim, tem validade ou se é apenas desespero de quem passou 6 (foi mal!!!) semanas na liderança e agora amarga um vertiginoso declínio na tabela de pontuação?!

    ResponderExcluir
  10. Ao amigo Magá Collorido, meio-irmão maligno do Gato Sapateiro Djan Peruca, convém lembrar que o Hemídio, mesmo com 5 títulos, contra apenas 2 meus, só conseguiu estabelecer-se à frente do ranking no campeonato em que eu não compareci e ainda assim o maior aproveitamento pontos/jogo ainda é meu com quase 60% (olha a porra do seis de novo!) de produtividade. Já tirei alguns pontos no campeonato passado e a sequência é auspiciosa, delineando novos sucessos que se avizinham. Aguarde e confie. E voltando ao lance do penalty, o placar ainda era indefinido e 1 gol de vantagem para o adversário põe o jogador na pressão de correr atrás e nem todos suportam essa carga. Agora, se foi o Ader..., ops, o Joaquim quem marcou a infração, não tenho dúvida que o lance foi seu!

    ResponderExcluir
  11. Chorei no ombro de meu amigo Bolacha
    Não salvou-me o Douglas Borracha
    Pus meu esquema tático explicado no papel
    Mas não o entendeu o burro Marcos Pimentel
    Para os vermes do time receitaram uma panacéia
    Que não mataram as lombrigas do Arimatéia
    Quem tem um urubu, nunca fica na mão
    O mesmo não posso dizer de quem tem um Celso Gavião
    Na beira do campo eu gritava "passa a bola!"
    Mas se fazia de surdo o companheiro Coca-Cola
    Antes do jogo, um atleta com problema no pinto
    É nisso que dá ir à Belíssima, Jacinto
    Comprei o árbitro, vitória assegurada
    Mesmo assim naufragou minha Jangada
    Escalei igual ao Dunga, nas escolhas mais sábias
    Mas cadê os gols do Luizinho das Arábias?
    Já está quase na hora de pagar mais uma cervejinha
    Me empresta uns trocados, Batistinha?
    E aqueles esquecidos, foi mal
    Mas quem tem um time desses só pode ser phona moral!

    ResponderExcluir
  12. IIIIIIIiEEEEEEEIIIIII!!!!!
    Parabéns pegou ar, parabéns pegou ar, lalara, lalalulara, lalura, parabéns pegou ar!!!!
    O Operário se inchou com o poema do Eduardo VI, O meia-duzia!

    ResponderExcluir
  13. Em Homenagem ao nosso operário:

    Quero ser Vice Phona Eternamente!

    Gosto de perceber o que a vida quer de mim.Sabe aquele dia em que você compreende finalmente a que veio? Sabe aquele exato momento em que decide que, a apartir daquele instante será um fiscal da natureza, observador de estrelas ou dono de bar?

    Esse momento chegou para mim!Quero ser um eterno Vice Phona!!! E após esta decisão comecei a perceber que tudo se encaixa: o universo conspira a favor!!! Tudo o que acontece favorece com que eu seja um Vice Phona: é a divisão da chave; é a luz; a bola que não entra; a bola que entra; a cerveja que não desce redonda; me chamam quando estou ocupado no bar; estou sem dormir, pois trabalhei na sexta feira; o cigarro que não acende...

    Quero ser vice phona eternamente! Eu nasci pra isso. Eu sempre fui vice phona! Sou o melhor nome para esta posição. Adoro pagar cervejas aos colegas. Acho isso um marketing para o MB, afinal provarão o gosto de uma cerva bem gelada...

    O vice phona não é nem alto, nem baixo, nem gordo, nem magro, nem forte, nem fraco, nem disputa o título.

    Um operário não consegue ser campeão, todo o sistema capitalista conspira contra isso(excessão ao Nosso Líder - LULA). Vice Phona é classe média.

    Uma coisa boa sobre ser vice-phona é que você nunca vai encontrar um vice-phona contando vantagem que fez isso, que fez aquilo, que faz e acontece.

    Serei o melhor dos vices phonas de todos os tempos! Eternamente!!

    Encerro meu desabafo: operários uni-vos, vice phonas uni-vos!!! Não deixemos mais esta posição! Devemos nos orgulhar! Serei eternamente vice-phona!

    ResponderExcluir
  14. A Caixa Econômica Federal acaba de lançar mais uma modalidade de jogo de azar, a EdsonMania! O apostador marca semanalmente um palpite sobre quem será o penúltimo e o último colocado no campeonato de botão do Maria Bonita, aposta a quantia de R$ 2,00 (dois reais) e, caso acerte sua previsão, receberá 10 vezes o valor apostado. Infelizmente, o setor de loterias da CEF vem considerando o jogo deficitário depois que 119.538 apostadores acertaram o palpite apontando o operário Edson Guevara como penúltimo colocado e o companheiro Tadeu na última posição. Faça sua fezinha! Quem será o semi-Edson da semana? E o Edson da rodada, quem arrisca um palpite? Jogue agora, antes que a Caixa quebre de vez! Eu já fiz a minha aposta ...

    ResponderExcluir
  15. Magá, a grande ausência do próximo sábado devido à presença no maior clássico das américas26 de maio de 2010 às 15:26

    Pra tentar ganhar o bolão sozinho eu aposto no Barrão pra phonna e no Peruca pra vice phonna, se eles não amarelarem, lógico.

    ResponderExcluir
  16. EDUARDO

    E agora Eduardo?
    A fama acabou,
    a sorte apagou,
    a vitória sumiu,
    a gana esfriou,
    e agora Eduardo?
    e agora "VICE"?
    Você que tem nome
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama,protesta?
    e agora Eduardo?
    Está sem ganhar
    está sem percurso
    está sem caminho,
    já não pode vencer
    já não pode "mangar"
    se empabular já não pode
    o Azeitona jogou
    a vitória não veio,
    o Tadeu não veio,
    o Djan não veio,
    não veio o Barrão,
    e a moleza acabou,
    e o título fugiu,
    e o Eduardo rodou.
    e agora Eduardo?
    e agora "VICE"?
    Sua leve cachopa,
    um seis a zero que fere,
    uma derrota em jejum,
    sua pegada de ar,
    sua banda de Rock,
    seu "caco de vidro"
    sua incoerência,
    quer ouvir pagode - e agora?
    Com a palheta na mão,
    quer pedir a gol,
    não existe gol,
    que continuar a jogar,
    mas o tempo esgotou,
    quer ir para os penaltis,
    penaltis não há mais
    Eduardo e agora?
    Se voce gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    A INTERNACIONAL,
    se você chegasse,
    se você jogasse
    se você vencesse,
    mas você não vence
    A vida é dura Eduardo
    lá tras na tabela,
    não existe mais pato,
    sem ideologia
    sem o ombro do Zezé,
    pra se encostar,
    sem um jegue preto,
    que fuja no trote,
    você marcha,Eduardo !
    Eduardo pra Phonna
    Você marcha,Eduardo
    Eduardo pra phonna

    ResponderExcluir
  17. Cominicado Importante:
    Comunicamos a todos os Hiper-Super-Master
    Megapower, modelo 2009, que entrem em contato
    imediato com uma de nossas concessionárias para agendamento de troca de palhetas, botôes, e alguns bordões, pois está sendo constatado que em condições extremas pode haver perda de controle e a consequente queda na lama phonnal

    ResponderExcluir
  18. Depois de incorporar Carlos Drummond de Andrade e destilar uma ode das mais homenageadoras ao nosso idolatrado Ferruim, psicografo Vicente Celestino, o imortal, na paródia de o Ébrio vivida por um certo phona moral (até rimou):

    Tornei-me um phona
    E na bebida busco esquecer
    Os resultados, desastrosos
    O ranking, um horror
    Atormentado
    Sentado ao caixa
    Fico a sonhar
    O dia distante
    Em que o Ferrão
    Há de ganhar

    O Eduardo, noite e dia
    Fresca sem parar
    E até hoje, não consigo
    Ganhar do Magá
    Os meus clientes, se mandaram
    Outra derrota, é sempre igual
    E ainda chacotam e caçoam
    "É o phona moral!"

    Ele voltou, o semi-phona voltou novamente
    O phona é teu, aguente
    O teu posto ninguém vai tomar

    Campeão invicto, é o que alego
    Sem comprovação
    Procuro um título, tal qual o Régis
    Só no tapetão
    Eu só escapo da phonagem
    Se eu não jogar
    Até o Djan e o Gustavim
    Comigo vem zoar ...

    Não vá embora, jamais deixe essa confraria
    Sem teus três pontos, Ave Maria
    Como é que nós vamos ficar?

    ResponderExcluir
  19. Aos que não entenderam, a paródia anterior mistura o Ébrio, de Vicente Celestino, com o refrão de a Volta do Bêmio, de Adelino Moreira, para tornar ainda mais pungente e melodramática a situação phona-moral de nosso amigo operário. Eduardo de Castro, além de grande campeão, também é cultura!

    ResponderExcluir
  20. Em detrminados períodos da vida, as pessoas ficam tão próximas das vitrórias, que é como se fossem um só. tratam os títulos como se fossem um meio irmão , um amigo invísivel.mas quando este amigo se ausenta a saudade que bate é grande, e gera pérolas como está do grande pop-estar Eduardo Rossi.

    CADÊ VOCÊ ?

    O tempo vai,
    o tempo vem,
    os campeonatos passam,
    e meu título que não vem ?

    Cadê você?
    que nunca mais apareceu aqui
    que não voltou pra me fazer sorrir
    e nem ligou?

    Mas não faz mal
    pois eu escapo
    tá tudo bem,
    eu só empato !

    Cadê você ....( e continua o chororô)

    ResponderExcluir
  21. Temos muitos gênios musicais se perdendo por aqui. Sugiro a criação de uma nova banda, que poderia ser chamada de "Botton´s Six" (porra, foi mal de novo Eduardo) ou mesmo de "The Phonnals" aproveitando alguns membros que não têm chance nas bandas já existentes como o Peruca, Malla ou Gustavim a fim de que se gravem alguns desses sucessos aqui postados e, quem sabe, sejam executados e imortalizados numa final de tarde de sábado no programa do Will Nogueira...

    ResponderExcluir
  22. O Magá vai abandonar o campeonato do próximo sábado para se fazer presente ao Castraleão onde pagará (e caro!) para ver o terceiro quadro do MEIA-BOCA JUNIORS enfrentando seu querido e idolatrado Lião. Além do prejuízo irrecuperável para o ranking (eu que o diga ...) e de não privar do particular e saudável convívio de todos os botonistas do MB, degustando as incomparáveis cervejas phonais (que, inclusive, até podem vir a serem pagas por sua pessoa), recomendo levar ao estádio o kit Sócio-Limpador fornecido pelo Renan Vieira: junto com o ingresso, o sofredor do Lião ganha, inteiramente grátis, uma vassoura de piaçaba, um saco de 100 kg de lixo e um "celular" de desinfetante, tudo para fazer a limpeza do estádio depois do jogo, deixando tudo bem limpinho para a torcida Alvinegra (Ceará x Cruzeiro) no dia seguinte. E como diz o grande campeão Hemídio: "Ceará-rá-rá-rá"!

    ResponderExcluir
  23. Como diria o Corisco,o pastor - cearense, que eu crio aqui em casa, " A vida é osso, mas tem que ser roída ".
    O ceará foi buscar o time "E" do PSV, quer dizer parte do time, pois como não dava o time todo pegaram de última hora uns turistas holandeses lá na beira-mar e completaram a equipe. Já o fortaleza traz um MEIA BOCA,e quer vender como se fosse Boca Inteira.
    O Ferroviário, quando faz amistosos é sempre contra a equipe principal, nem que seja o primeiro quadro da empresa vitória, ou da liga do Quintino Cunha, mas pelo menos não fica fantasiando a realidade. Ah, e tem mais joga e Ganha.

    ResponderExcluir
  24. É impressão minha ou o outrora campeoníssimo Eduardo MD está vibrando com a ausência de um atleta que está lhe ameaçando no ranking?

    ResponderExcluir
  25. tem gente que ontem, preocupado com mais uma performance phonal, simplesmente arrancou o tampão do dedão da mão direita para justificar antecipadamente um possível tri phona moral... é o que está correndo por aí....

    ResponderExcluir
  26. Acho que se for constatado dolo na contusão, as cervejas "phonnais-morais" devem ser pagas...

    ResponderExcluir