terça-feira, 23 de março de 2010

Rodada de 20 de Março de 2010














A História de um Campeão – por Ronaldo Malla, sobre Ronaldo Malla.



- Ei, cara, você é gaúcho?

Essa pergunta já me fizeram dezenas de vezes.

Talvez porque eu não tenha um fenótipo tipicamente alencarino, não fale com sotaque “cearês” carregado, mas com certeza estava vestido com a camisa do time dos Pampas Gaúchos, o Poderoso Grêmio Foot-ball Portoalegrense, um amor que começou por acaso, assim, bem inocente, acanhado, tímido, mas que foi crescendo com muita admiração, respeito, muitas alegrias e umas poucas frustrações.

E o que tem tudo isso com o nosso querido Futebol de Mesa de todos os sábados?
Tudo! Minha paixão pelo Grêmio começou por conta de um campeonato de Futebol de Botão e esse episódio vou lhes contar agora.

Eram meados de 1980 e eu e toda a garotada do meu conjunto residencial estávamos de férias escolares e a brincadeira do momento era o futebol de botão. Não demorou muito os garotos mais velhos que tinham 13, 15 anos, por aí, resolveram fazer um campeonato de botão que iria premiar os três primeiros lugares com medalhas de ouro, prata e bronze, tudo bem organizado pelos recém adolescentes.

- “E aí, Ronaldim? Tu vai querer jogar também com o resto da turma? Vai todo mundo daqui do conjunto, ó, vai ser massa! Tu num vai não?”

- “Vou sim!”

Naquele tempo eu tinha um só time de botão, um Palmeiras que ganhei quando tinha 6 anos e emendei na resposta...

- “Vou jogar com o Palmeiras ...”

- “Não pode. O Claudinho já se inscreveu e vai jogar com o Palmeiras.”

Aí lascou, vou ter que pagar a inscrição do campeonato (Cr$ 5,00) e comprar um time novo (mais cinco cruzeiros) no centro da cidade e a minha mesada era só de míseros dez cruzeiros por mês. Mas é isso aí, a vida só é difícil por conta das dificuldades ...

A epopéia vai começar... Peguei o antigo ônibus da finada Cialtra da linha Aldeota – Centro, passei por baixo da catraca e o trocador já me olhou feio, mas tudo bem eu havia esperado o ônibus certo, que era dirigido pelo saudoso Seu Barbosa que também morava no mesmo conjunto que eu e era muito boa praça. Pois bem, passei pela catraca e fui direto sentar na tampa do velho ônibus, gostava de ouvir o ronco cansado daquele motorzão com suas trocas de marchas bem cadenciadas e os freios que assobiavam fino e alto toda vez que eram acionados.

Eu tinha nove anos e era a segunda vez que eu ia para o centro escondido dos meus pais (a primeira vez foi para assistir um filme dos Trapalhões no Cine São Luís quando eu tinha oito anos, mas isso é uma outra história)! Desembarquei na Praça General Tibúrcio Cavalcante, também conhecida como Praça dos Leões, cruzei a Praça do Ferreira e “embioquei” na memorável Lobrás (Lojas Brasileiras).

Ah, como era bom entrar na geladinha Lobrás e subir pela escada rolante até ao departamento de brinquedos (sim, amigos, a Lobrás era a única loja da cidade com ar-condicionado, escada rolante e tratava nosso esporte como brinquedo; eram outros tempos...) onde comecei a busca por minha futura equipe de futebol de botão. Logo fui abordado por uma vendedora que notou que eu estava só e muito interessado nos times de botões.

- “Posso ajudar?”

- “É que eu quero comprar um time de botão ...”

- “Que tal o Ceará?”

- “Não pode ser, o Ceará é do Hemídio ...”

- “E o Fortaleza?”

- “Esse é do Magá!”

- “E o Vasco?”

- “O Vasco já está inscrito com o Dadal.”

- “Pode ser o Flamengo?”

- “Não, o Flamengo, o Joaquinho já disse que ia jogar com ele!”

- “E o Grêmio?”

- “Grêmio??? De onde é o Grêmio?”

- “EDSON!”, a moça gritou. “EDSOOOON!!!”

- “Eu odeio o Edson!”, confidenciou-me a vendedora! Fiquei quieto.

- “Diz ...”, respondeu o outro funcionário ...

- “De onde é o Grêmio, mesmo, hein?”

- “O Grêmio é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul!”, explicou o tal Edson.

- “Esse ninguém tem. Deixa eu dar uma olhada ...”

Eu sacava um pouco de geografia e sabia da distância que separava Fortaleza de Porto Alegre e do Ceará para o Rio Grande do Sul. Nunca tinha ouvido falar desse time, logo não conhecia nenhum torcedor do Imortal Tricolor dos Pampas. E o melhor de tudo, se ele perdesse ninguém iria ficar me zoando!

Pronto, foi amor à primeira vista, aqueles botões azuis com o adesivo do brasão do Grêmio em cima e logo minha imaginação criou asas enormes que me levaram para muitas partidas gloriosas, vitórias suadas, gols incríveis, defesas milagrosas, campeonatos extenuantes, títulos memoráveis, enfim tudo que um garoto de nove anos e com cinco cruzeiros no bolso poderia querer, sonhar e comprar!

- “Vou levar!!!”

Voltei o mais rápido que o velho ônibus Aldeota pôde me levar!

Começa então o fatídico Primeiro Campeonato de botão, tabela minuciosamente elaborada e datilografada (Uau!) e ao fim da primeira fase eu fui eliminado. Sim, queridos leitores, E-L-I-M-I-N-A-D-O!!! Com todas as letras, rodei bem “bunitim”, Só acho que não fui phona porque eu venci uma partida do Gustavim, que me pagou um din-din de cajá, e no outro grupo o Djan perdeu todas e só fez dois gols (ele pagou dois din-dins!).

Naquele ano o Flamengo do Rio de Janeiro foi campeão brasileiro e no ano seguinte seria campeão das Américas e Mundial com um time excelente, mas no ano de 1981 o campeão brasileiro foi o Grêmio sobre o São Paulo e eu pude tirar um grande sarro dos meus vizinhos

- “Tá vendo aí... Meu time de botão pode até não ser dos melhores, mas o meu time lá do Rio Grande do Sul é Campeão Brasileiro e vai fazer a mesma coisa que o Flamengo fez esse ano (profetizei)!”

Bati na trave! O Grêmio não foi bem na Libertadores mas foi vice-campeão brasileiro (Flamengo venceu) em 1982 o que garantia vaga para a Libertadores de 1983. Agora vai!!! E foi, o Imortal Tricolor sagrou-se Campeão das Américas e posteriormente Campeão do Mundo frente a Ajax da Holanda! O mundo era azul, meu sangue é azul e meu amor e orgulho também eram azuis! Estava finalmente vingado das
chacotas, “fuleiragens”, discriminações e vaias tipicamente cearenses!

Daí pra frente, continuei um fiel fanático torcedor do tricolor gaúcho, nas suas derrotas e vitórias desconcertantes contra outros adversários improváveis e outros já nem tanto (me recuso a falar do maldito rival gaúcho!, mas só para quem não sabe a cor da camisa deles começa com "verme", e eu não falo de vermes!).

Segui em frente, sempre praticando o Futebol de Mesa, que foi considerado esporte em 1988.

Eu já sabia ... Esse esporte iria me agregar a muitas pessoas bacanas e com almas sempre joviais.

Mas isso é uma outra HISTÓRIA!

Ronaldo Malla

33 comentários:

  1. Eu, que tive o prazer de conhecer o texto do Mallinha em primeiríssima mão, quero de público dar-lhe os parabéns pela saborosa imersão literária. Um relato dos mais saudosistas, que me marejaram os olhos ante à citação da Lobrás, da Cialtra e de tantos outros marcos de um passado lúdico que não volta mais ... Outro ponto hilariante foi a atualização dos personagens no contexto histórico vivido pelo protagonista. De negativo apenas a escolha (ainda que forçada pelas circunstâncias) de um time argentino que se diz gaúcho ... É dose!

    ResponderExcluir
  2. Primo, Phona num capeonato de 6 pessoas é cruel!!!!! Asim o nome Capibaribe não sai mais da Lama Phonal Nunca!!!! Ou é tu ou eu!!!!

    Vai treinar macho no teu campo!!!!

    Valeu galera!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional ! O Malla já tinha me falado sobre o texto,só que eu não imaginei que estivesse tão bom. Parabens Ronaldo pelo título e pelo texto que, como bem disse o Eduardo nos transporta a momentos memoráveis. Agora sempre que eu ouço o nome do Gremio me lembro logo do Riquelme, acho que é porque ele é argentino,assim como o gremio...
    Aproveitando o ensejo, quero justificar o fato de meus comentários saírem sempre como anônimo
    (embora eu assine no final), é que de botão eu MANJO muito, mas em internet eu sou meio fraco.
    Um abraço Operário a todos.
    Edson

    ResponderExcluir
  4. Tô vendo que tu manja de botão mesmo, ganhou até o Carimno "DE NOVO" na colocação de Semi-Phonna. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH!!!!

    Canta tua musiquinha peidão: Eu tô voltando pra casaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!

    EU ODEIO O EDSON!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito pertinente a idéia de Capi sobre um juiz porque, diferentemente do companheiro Dicé...ops, Eduardo, não sou de dar xiliques, mas não posso deixar de pedir mais uma CPI dessa vez do último certame. Nosso atual campeão e neocronista foi beneficiado por um gol autêntico do companheiro Adera...ops Joaquim, ilegitimado por sua própria pessoa, o que daria o título para este atleta que vos fala. (Malla PT=19 SD=+6 e Magá PT=19 SD=+5). ISSO É UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Magá (Ceará 3 x 1 Frutaleza), é nessas horas que nós vemos a importância de um árbitro isento e visível (aquele que enxerga) para evitar que adversários peçonhentos nos esfaqueiem durante os confrontos. E não se trata de xilique, mas de um protesto verbal em alto volume, acompanhado de frenéticos movimentos dos membros superiores, de modo a não sermos engolidos pela bocarra escancarada da falta de espírito esportivo. E tal atitude, além de me salvaguardar um título que já estava praticamente ganho, gerou uma nova filosofia de mediação das partidas, impedindo, por via de consequência, que eu (ou qualquer outro) seja MAIS UMA VEZ roubado! É duro, Magá (time de primeira contra time de terceira, basta entrar em campo com 10 jogadores), manter o fair play enquanto se defende da Lei de Gérson ...

    ResponderExcluir
  7. Esse oportunista torneio "casados x solteiros" de sábado passado, com apenas SEIS participantes (quem foi o Phona?), levou o Mallinha ao segundo lugar do ranking e ao seleto grupo dos bi-campeões de 2.010 ... Eu não falto mais um evento sequer, nem que eu tenha que jogar 10 vezes seguidas com o Edson "Semi-Phona" Guevara (é óbvio que eu vou ganhar pelo menos 9 e empatar 1) ...

    ResponderExcluir
  8. Levando-se em conta conceitos matemáticos,e a lei das probabilidades, a ausência do Eduardo no último torneio, realizado em um feriadão, consequentemente, com menos participantes aumentaria em muito o Risco Phonal. Esta tese foi levantada pelos heróicos e destemidos botonistas que lá estavam, sem o menor medo da lama phonal, nem do título.Notou-se a ausênciade varios ex campeões
    "todas explicadas", mas justificadas ao que parece pela lei das probabilidades.
    Quanto a campanha sugerida pelo Regis , também
    apóio só que em 90%, porque os outros 10% é do garçon.
    Um abraço do pré - campeão do próximo sábado
    Edson.
    Ah, antes que eu me esqueça EU ADORO O REGIS, principalmente quando o Coca Cola faz 1 a 0 no
    acabooooou. Passou a semana arrotando Coca Cola
    hein papudo....

    ResponderExcluir
  9. Maleta, parabéns, meu chapa, pelo texto!!!! Fantástico!!!! E pelo título também, apesar do gol no último segundo contra o Vasco na primeira rodada.

    Falando em Vasco, o escrete foi prá Espanha disputar o torneio Teresa Herrera e deixou o Fogão em seu lugar para o próximo campeonato, com Josimar, Jairzinho, Garrincha, Túlio, o Pantera Donizete e o escambau....

    hehehehehe.

    Tô apelando prá tudo prá ganhar uma, até mudar de time. Mas, verdade seja dita, quando botei o Fogão em campo sábado passado, só perdi uma, por um magro 0x1 para o Joaquim.

    Outra coisa, acho que o ramking está atualizado sem os resultados do último sábado, correto? Atualiza aí.

    Apesar de tantas campanhas pífias, o rei dos empates segue em quinto no ranking...

    Flw, Moçada. Contando as horas prá sábado.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Malla pelo texto, só lamentando pelas duas derrotas que ele me impingiu (tomara que seja assim que se escreva) no último sábado. Quase figuro no blog como maior goleado.
    quanto ao Dicé...ops Duba (valeu Magá)reafirmo que, inobstante altamente sentido por ter sido chamado de cego, o campeonato ganho pelo Rejao, apesar de eu não me lembrar do gol que teria feito em mim na última partida (consultar o Radesh) foi totalmente limpo.
    quanto à bola dividida com o Ser... ops Ismael, há quase cem por cento de chance de não ter tocado no botão dos azeitonas, portanto, sem razão o dice...ops Duba para tanto chilique.
    Um abraço em todos e sábado tô lá para fazer 10 gols numa partida.
    Um forte abraço em todos

    ResponderExcluir
  11. Eliminaram o Felipe do certame? CPI a vista...

    ResponderExcluir
  12. Completando a minha história, aquí vai um adendo...

    P.S.: O tal timinho azul que despertou tamanho amor, ainda está comigo! Velho, rôto, desbotado, com o adessivo de papel se desmanchando, com alguns atletas machucados e um irremediavelmente remendado com durex e guardado em um “ônibus” especial pronto para resgatar o menino que há em mim do mundo adulto demais, duro demais, complicado demais, doido demais... É a minha tábua de salvação e um dos meus mais valiosos tesouros!

    ResponderExcluir
  13. Muito me espanta o meu dileto amigo Joaquim Ader..., ops, Albuquerque, EXPRESSAMENTE convocado para mediar um prélio de alto risco entre os Azeitonas e o Beatles S/A, e que NÃO VIU O LANCE então impugnado, utilizar parâmetro absoluto de "quase cem por cento de chance" para validar suposta não infração do time de Abbey Road. Com base em quê, cara pálida, fazes tão leviana afirmação? Quando chamado ao esclarecimento após a jogada "duvidosa", não disseste expressamente NÃO TER VISTO O LANCE? Por que não te manifestaste em favor de meu algoz no momento da refrega já que tinha tanta "quase" certeza da jogada? Com certeza, apesar da catarata que sei devorar teus debilitados globos oculares, tua opinião cega, mas em princípio isenta (ainda hei de me arrepender por essa declaração), seria por mim acolhida e o jogo seguiria "normalmente", apesar de eu ter certeza ABSOLUTA do dadinho entregue ao meu atleta. E o que é pior: uma declaração tardia e inócua dessas nesse momento de calmaria só faz pôr gasolina sobre as até então moribundas brasas da competitividade que cercam alguns jogos de histórica rivalidade. Mas meu aviso já está lançado: em jogo de risco eu vou EXIGIR arbitragem atuante e visível(que enxergue os lances)! Posso até ser roubado, mas vão ter que organizar uma quadrilha para fazê-lo!

    ResponderExcluir
  14. Pro caso de precisarem exergar melhor posso emprestar meu óculos do Bruce!!!!

    AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!

    ResponderExcluir
  15. Quanto aos óculos eu não sei, mas acho que pela quinta vez seguida, o joaquim coloca em suspeição a vitória dos Stones sobre os bonequim de desenho animado; ou se arruma um remédio prá memória do Joaquim,já que óculos parece ser consenso, para que ele se lembre do tal gol, ou a instalação de uma CPI se faz necessária.
    - Em tempo : Ei, Eduardo o título de campeão tapetão, você ainda não tem né ?.
    Investigação Já ! Embora EU ADORE O REGIS.
    Edson Guevara

    ResponderExcluir
  16. Campeão em tapetão? Nunca, jamais, em tempo algum! Todas as minhas (MUITAS) conquistas foram obtidas dentro de campo, vencendo os adversários, as arbitragens, a torcida e a cartolagem. Temos algum campeão Tapetão na confraria? No momento não me recordo, mas uma CPI (isso me lembra uma certa "Comissão" de tempos idos ...) deve ser instalada para apurar até as últimas consequências. Acho até que a oposição vai querer barrar a convocação do Frangolino, do Piu-Piu e do Patolino para depor. Como diz o Magá, primo-irmão do Boris Casoy: "ISSO É UMA VERGONHA!", Régis, esse ranking está sem o Felipe. O Barreto já está com a planilha correta ... No presente momento EU ODEIO TODOS E QUERO VER O SANGUE DE VOCÊS ESPALHADO PELOS QUATRO (OU CINCO) CAMPOS DO MARIA BONITA!

    ResponderExcluir
  17. Convém lembrar aos amigos (e inimigos) botonistas que o próximo torneio (27.03.2010) será realizado pela nova tabela de duas chaves, sob o imortal lema do Mahatma Glande Régis Capibaribe "Beber mais; conversar mais; jogar menos!". Assim, dada a estréia de tal modo de disputa, é possível que alguns questionamentos jurídicos surjam ao longo da competição e seus préstimos legisladores serão inevitavelmente convocados para dirimir democraticamente os conflitos. Obviamente, o Malla, que nunca teve aprovado qualquer projeto de Lei, sequer será consultado. PelamordeDeus, vamos tentar obter um número PAR de participantes para evitar que alguém (menos eu, o primeiro do ranking, é claro) seja alijado da disputa. E tenho dito!

    ResponderExcluir
  18. Rapaz, li em algum momento ou o eduardo 4x0 caco de vidro falou que o critério de divisão dos grupos vai ser baseado no ranking.... um prá lá e um prá cá... iêi!!!! se for assim, já estou no grupo da morte: eduardo 4x0 caco de vidro, joaquim looney toonies, dadal, magá, joaquinho, radesh.... hahahaha. a não ser que alguém em número par no ranking falte. ou o fogão sua a camisa ou a lama phonal outrora distante e agora cada vez mais próxima será o destino da estrela solitária de marechal severiano.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito das palavras sinceras do meu amigo Duba, principalmente quando ele diz que se eu tivesse dado a bola presa a favor do ser...ops Ismael, ele continuaria "normalmente" a partida.

    Logo eu que já tinha sido vítima de seus chiliques na partida do campeonato anterior, quando o Rejão sagrara-se campeão, sendo chamado injustamente de cego, portador de crescente e progrssiva catarata que dia a dia ofende os meus globos oculares.
    quiero lembrar que ouvido de cego sente até cheiro de perfume, daí por que minha absoluta certeza de que a bolinha no jogo do Ser..ops Ismael não tocou nos azeitonas porque senão seria como um terremoto de 8 graus na escala Richter zunindo em meus ouvidos.


    Por falar nisso, como foi o gol que o Rejão fez em mim na partida final? (consultar o radesh)

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente um grandioso AI DENTRO para o Joaquim Simpson, o maior Peru do Campeonato de botão.

    Não adianta querer se limpar como Eduardo querendo impugnar minha vitória no campeonato mais disputado na história do Botão do Maria Bonita. Seu peidão.

    O Gol foi lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Se deu a uns 7 centímetros depois da linha de meio de campo do lado direito do meu ataque.

    Um golaço por cobertura, que por sinal é minha especialidade, de maneiras que à todos vocês resta apenas me ovacionar com comentários elogiosos sobre a maior vitória de todos os tempos e mais disputada na história botonística do Maria Bonita.

    Quanto ao senhor “Edson Guevara Tô Voltando Pra Casa Semi-Phonna De Novo” o senhor está muito fresquim, característica do verdadeiro dormidor em varanda.

    Não adianta dizer que me adora, eu sei que você está armando um motim contra meu campeonato, mas o Mal nunca vencerá o Bem seu cagão!!!

    E para não dizerem que não avisei, sábado levo o título para casa novamente!!!!

    EU ODEIO O EDSON!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu e o Edson adoramos o Régis por causa de sua tranquilidade na argumentação, sempre bem polida.
    Parabéns Rejão.

    e e adoro o Duba tb... cegamente

    ResponderExcluir
  22. Piadinha do Cegamente.....AAAAAAAAAAHHHHHHHH!!!!

    ResponderExcluir
  23. Atençao! Sábado no Maria Bonita teremos o rock de qualidade,já costumeiro durante o campeonato, capitaneados por the doors, creedence, bon jovi,bem ao gosto de todos.
    mas após o campeonato, na comemoração do título,
    teremos o prazer de ouvir músicas sublimes,raras,que não tocam em qualquer
    FM zinha. Tenho o prazer de informar, que já se encontra na discoteca do Maria Bonita, Quatro versões do hino do Ferroviário, só está faltando a versão Rock and roll, mas eu vou pedir ao pessoal da Mazela,ops desculpem Caverna
    fazer a versão.
    Salve, Salve FAC,...Até sábado
    Edson Operário Guevara.

    ResponderExcluir
  24. Noto que há uma tentativa de intimidação por parte do Dicé...foi mal de novo, Eduardo, através de seu linguajar refinado mas digo logo que de nada vai adiantar os seus "prélios e refregas" (que raios é isso?) pois o Leão vai arrebentar todo e qualquer time LILÁS ou ALVISUJO que estiver presente neste sábado...

    ResponderExcluir
  25. Alguns comentários desse blog são de aMArGÁ ... Desde já quero de público impugnar a designação de meu preclaro amigo Joaquim Ader..., ops, Albuquerque, para mediar qualquer partida em que eu esteja envolvido, bem como as que eu porventura tenha algum interesse no resultado final. Infelizmente, seus auto-proclamados critérios de arbitragem olfativos e auriculares não condizem com as diretrizes da FIFUBOMB (Federação Internacional de Futebol de Botão do Maria Bonita) que exigem que o referee (árbitro, no inglês fluente de Sobral) VEJA COM OS OLHOS (pleonasticamente) os lances antes de marcar qualquer infração. Louvo os acurados dotes extra-visuais do amigo Joaquim, mas como diria Vinícius de Morais se jogasse botão: "Ver o lance é fundamental!". E quem quiser ser campeão que ganhe os jogos, pois só se classificam DOIS de cada chave!

    ResponderExcluir
  26. Eu gostaria só de dizer que é importante que a confraria não se deixe levar pela sisudez. O último comentário postado pelo meu dileto amigo Duba deixou-me preocupado, mostrando que o mesmo está muito empenhado em ganhar ganhar ganhar, parece que até deixando passar ao largo a convivência harmoniosa de tantos amigos. Acho que é importante ressuscitar o velho e bom fair-play, que não foi notado aqui em nenhum dos comentários. Todas as alfinetadas que nós nos damos tem sido recebidas com bom humor e que assim continue para que nos tornemos cada vez mais amigos e unidos. Não deixemos que a competição pela competição estrague a nossa convivência. O Duba sabe que esse erro já foi cometido antes na CONFUBOPAXÁ (Confederação de Futebol de Botão do Parque Araxá). No mais, amanhã estarei para fazer 10 (DEZ) gols numa partida. Um grande abraço em todos. Rejão, saudações mahatianas.

    ResponderExcluir
  27. É evidente que quem disputa uma competição qualquer tem como objetivo a vitória. Até o Djan sonha, em seus mais desvairados devaneios, em ser campeão, em ouvir We Are The Champions, em ser parabenizado por todos, em comemorar o título com a cerveja phonal, em zoar com todos os derrotados e durante uma semana inteira ser O CARA! O Barrão, ops, Barão de Coubertain devia ser um phona de marca maior, daqueles que não ganha nem par-ou-ímpar, para inventar essa história do "importante é competir ..." E eu indago do meu estimado amigo Joaquim se ele entra em algum jogo para perder? Fora os disputados contra o Régis, é claro que não! Brincadeira ... Todos, sem exceção, entram numa disputa para vencer. Só espero que esse ânimo também esteja comunado ao fair play e à desportividade, o que, em suma, é a única coisa que eu defendo. As "alfinetadas" (Ader ..., Dicé..., Ser..., Ferruim, aMArGÁ, ...) não passam de lúdicas provocações, são admitidas em nome de velhas e novas amizades e servem de estímulo de presença ao nosso encontro dos sábados. Mas é claro que nenhuma competição vale a perda de um amigo. Espero que estejamos entendidos, mas hoje (como sempre) eu vou para GANHAR!

    ResponderExcluir
  28. Caramba até o mais Zen de todos, Joaquinderaldo, deu uma pegadinha de ar... Hoje é dia do TRICOLOR se aproveitar desse descontrole geral e meter a sola...

    ResponderExcluir
  29. Teste para o Edson que o Régis odeia ...

    ResponderExcluir
  30. Eu concordo com o Duba. A gente acabou jogando pouco, conversando pouco e bebendo pouco. As minhas partidas só faltaram não começar. além do que, como bem lembrou o Duba, há confrontos que são inegavelmente antológicos, dos quais o campeonato não pode prescindir. Acho que a gente tem que arranjar mais campos, começar impreterivelmente no horário, esteja lá quem estiver. Outro detalhe importante é a possibilidade de recuperação que esse campeonato por chaves tolhe totalmente. Se o nego perdeu duas, dançou e reze para escapar da lama phonal, que eu considero uma espécie de purgatório. parabéns Duba E olha só como a dor ensina a gemer.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns ao Dadal pelo seu quarto lugar, com um time novato chamado de Espalhabrasa. Parabéns Dadal.

    ResponderExcluir